Voltamos a informar acerca deste pequenito que tanto amigo foi fazendo desde domingo passado.
Neste momento, segundo a opinião dos dois veterinários que o examinaram, o problema do Matias não é operável - pôs-se a hipótese de haver uma hérnia a comprimir-lhe o sistema neurológico mas nada foi detectado. Há a fractura na asa do atlas e a lesão a nível neurológico mas não há meios que permitam saber a sua extensão; existe uma compressão medular e ela pode dever-se a duas causas: ou houve o esmagamento ou há uma inflamação.
Se for o primeiro caso, nada se pode fazer; se for o segundo, ele vai conseguir evoluir ajudado com anti-inflamatórios e analgésicos. É imperiosa a imobilização pelo menos durante dez dias. Estamos apenas no início do tratamento...
Li no vosso Facebook que vão aguardar até dia 27... a minha experiência é unicamente em humanos, mas passam-se meses até se compreender o que é possível recuperar em termos motores. Já vi diagnósticos de lesões medulares completas que passado uns meses já apresentam movimentos de membros inferiores bastante significativos..
ResponderEliminarNão valerá a pena estender esse prazo ao pobre Matias?
Não sei se o fazem... mas deviam tb mobilizar-lhe as patitas e estimulá-lo conservando o alinhamento da coluna, um pouco à semelhança dos humanos... não tenho qualquer experiência em veterinária. Mas reabilitei a minha cadelita após fractura do colo do fémur e ficou sem coxear! Absolutamente imperceptível.
Se precisarem de ajuda digam!
Madalena, a sua sugestão é muito importante para nós e vamos considerá-la, sim. Vou enviar-lhe uma mensagem.
ResponderEliminar