domingo, 22 de janeiro de 2012

ADOTAR UM ANIMAL IDOSO

Não sei quantos anos tem o cão que adotei. Isso não me importa. Adotei um cão idoso, de focinho branco e dentes amarelados. Tem pouco pêlo e cataratas. Está longe de ser o cão bonito que terá sido um dia. Toma medicação diária para sustentar o bater do seu frágil coração.
Alguém lhe deve ter aberto a porta para ir morrer longe, que era o que iria acontecer se alguém não se tivesse cruzado no seu caminho longo e solitário numa estrada deserta. Abandonaram-no quando ele mais precisava de um cantinho quente onde pudesse passar os seus últimos tempos que ninguém sabe se serão muito longos ou não. Foi levado para um canil e preso a uma corrente como se de um cão feroz se tratasse; não seria por isso mas talvez por ser demasiado pequeno e poder perder-se.
Ninguém sabe quantos anos tem. A previsão mais exacta foi a do veterinário: "muitos!".
Perguntam-me porque o adotei; a maior parte das pessoas acham estranha esta opção. Não encaram a adopção de um animal que não seja cachorro - dizem que se afeiçoa melhor aos donos. Isso não passa de um mito - perguntem aos meus três velhinhos se não gostam de mim. Porque são a minha sombra. Porque me estão tão gratos. Eles saberão responder.
Um cão idoso não destrói a casa porque não tem energia para isso; não precisa dar longos passeios porque a força já não é muita; não exige muita atenção - ele só precisa de um cantinho para dormir (muito). De um modo geral, já sabe tudo: tem as horas certas para fazer as suas necessidades, já aprendeu a andar com trela e nem sequer puxa muito. Está mais disponível para aprender porque a sua atenção está focada em nós, não se distrai com outras coisas que o rodeiam. Um cão idoso tem todo o tempo do mundo para nós.
Adoecerá mais facilmente? Não - os problemas que tem já estão com ele há muito, não os adquire só porque foi adotado. Mesmo que a doença se revele e seja ruim, terá certamente um final de vida em paz. Não é isso o que todos desejamos para nós próprios?


O Picachu e a Laika foram adotados recentemente. 
Adotou um animal idoso? Deixe o seu testemunho nos comentários. Ajude-nos nesta campanha.

No NAAAS vivem muitos cães idosos. Quase sempre estes animais escolhem um outro cão para seu companheiro, idoso com ele. Alguns vivem em pares e devem ser adotados aos pares - não devemos privá-los do seu companheiro. Devemos sim ser O seu companheiro!









Na grande parte dos casos, não são sabidas as idades dos cães idosos. Há exceções:

Ducky - 12 Anos
Rocky - 11 Anos
Leo - 14 Anos
Estas idades estão correctas pois foram cães entregues pelos donos no canil municipal!

Sem comentários:

Enviar um comentário